Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Embalagens em papel Kraft: tudo o que você deve saber!

Nos dias de hoje, temos uma infinidade de embalagens para os mais diversos tipos de produtos que são comercializados. Veja dicas superimportantes aqui!

Os produtos feitos de papel kraft, cada vez mais, são encontrados em diferentes setores. Como o material apresenta várias vantagens para os empresários, ele conquistou diversos ramos, como o de sacolas, papelarias e até o de eventos.

Se você está em dúvida se o papel kraft também é adequado para o seu negócio, fique tranquilo. Ele se encaixa em diversas situações e, a seguir, vamos mostrar para o que ele serve e quais são os benefícios para quem decide utilizar esse elemento.

Para que serve o papel kraft?

Ele é um material formado a partir de fibras de celulose (longas ou curtas) de polpas de madeiras macias, que tem diversas utilidades no comércio. O papel kraft é um conhecido substituto das sacolas de plástico e, por isso, ele é  bastante visto em sacos e sacolas, sejam elas de supermercados ou de lojas mais sofisticadas.

Uma das diferenças entre ele e os papeis comuns é a aparência. O papel kraft, normalmente, é vendido em sua cor natural, que é marrom. O produto pode passar por um processo de branqueamento, mas é justamente essa apresentação distinta que faz com que ele se encaixe em vários setores do mercado.

Na versão natural, por exemplo, ele é amplamente usado em embalagens de brindes, caixas e impressões digitais de eventos ou marcas. Outros produtos de papelaria, como pastas, geralmente são feitas também com papel kraft.

Mais um setor que usufrui do material é a indústria da moda. Quando uma nova coleção vai ser lançada, as ideias dos estilistas são colocadas em papeis de risco para que ele faça moldes e sua imaginação ganhe forma. Por suas características, o kraft frequentemente desempenha a função de papel de risco e moldes.

Em determinadas situações, ele ainda pode ser utilizado como matéria-prima. Um dos casos em que ele é mais requisitado é o da produção de papelão ondulado.

Quais são as vantagens?

1. Versatilidade

O papel kraft é facilmente modificado, ou seja, personalizado. Ele pode tomar diferentes formas, como de sacolas, envelopes ou caixas, e você ainda consegue decorá-lo sem problemas. É possível colar adesivos no papel, usar carimbos e outros elementos para enfeitá-lo.

Sendo assim, você tem diversas possibilidades de produtos. Por exemplo, se você desejar, pode fazer uma embalagem em formato de caixa para uma data. Depois, nas caixas restantes, pode colocar adesivos referentes a outra época especial.

Existem diversos tipos de papel kraft no mercado, o que dá ainda mais versatilidade para os seus negócios. Você tem a possibilidade de escolher o que mais se encaixa em seus objetivos ou comprar mais de um, de acordo com o que vai fazer.

Só para citar alguns exemplos, há o natural (que não passou pelo processo de branqueamento), o branco e o extensível, que tem grande capacidade de se estender e é ainda mais flexível que o restante.

O material é leve e fácil de ser manuseado, portanto, qualquer modificação que quiser fazer no original não será um bicho de sete cabeças. É essa versatilidade que permite que ele agrade desde as grandes redes de supermercado até as lojas mais refinadas.

2. Resistência

Quando se descobre que o kraft é bem maleável e leve, muitos acreditam que não tem como ele também ser resistente. Contudo, esse papel tem uma grande resistência. As fibras de celulose que formam o papel garantem que ele será forte o suficiente para suportar os diferentes pesos de produtos.

É por essa razão que o papel é tão utilizado no setor de embalagens e embrulhos, em geral. As chances de ele não aguentar o peso de uma peça são bem pequenas. De acordo com o tipo de papel kraft, a resistência vai variar, porém não precisa se preocupar com isso. É simples descobrir a gramatura do material e qual é a ideal para os produtos que você deseja fabricar.

3. Não prejudica o meio ambiente

Essa é uma vantagem que auxilia não somente o proprietário de uma empresa, mas sim o mundo todo e por isso ela é tão importante. As sacolas de plástico demoram muitos anos para fazerem a decomposição na natureza, enquanto o papel kraft leva bem menos tempo.

Estima-se que algumas sacolas de plástico fiquem de 100 a 400 anos no meio ambiente até se decomporem totalmente! Já as de kraft levam de 3 a 6 meses. Quando comparamos ambas, a segunda vale bem mais a pena.

Além disso, os produtos feitos de papel kraft podem ser reutilizados de duas maneiras: a primeira, como já foi dito, é na própria empresa. Se sobrarem caixas ou sacos, por exemplo, você pode decorá-las de uma forma diferente para utilizá-las em outra época ou evento. Caso não haja mais como reutilizar o produto, o papel kraft pode ser mandado para a reciclagem, onde vai se transformar em outras peças e acessórios.

4. Beleza

Não há como negar que a aparência do papel kraft acrescenta beleza ao design dos produtos fabricados com esse material. Em diversas situações, a cor natural marrom dele dá um ar mais requintado às embalagens e cartões de visita, por exemplo. Em impressões, é importante lembrar que o tom consegue ser mantido.

Ele é ideal para quem deseja dar um toque rústico, porém requintado à peça. É por essa razão que ele é bastante visto também em convites, ou em forma de caixa para guardar lembrancinhas de casamento e eventos corporativos. Frequentemente, ele se destaca e agrada os convidados ou clientes.

Como você viu, o papel kraft não tem uma única função. Ele serve para fazer vários produtos, como embrulhos, envelopes, caixas, e em alguns casos, ele é utilizado até como matéria-prima para fabricar outros materiais.

Isso acontece porque ele traz diversas vantagens quando é comparado aos seus concorrentes. Elas são a versatilidade, a resistência, a beleza que dão ao produto final e o fato de que ele não prejudica o meio ambiente. Depois de descobrir todos esses benefícios, o que acha de ver algumas dicas de como fazer para acertar na compra do seu papel kraft?

A Lint Embalagens

Existem inúmeras possibilidades e aplicações para as embalagens personalizadas.

A Lint Embalagens é referência quanto à credibilidade e qualidade.

Nossos produtos são feitos com materiais de excelente qualidade, além de personalizarmos de forma adequada a seu produto e sua marca, do jeito que seus clientes pedem.

Quer saber mais?

Continue navegando em nosso blog ou acesse nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.