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Importância da embalagem: que papel ela tem no seu negócio?

Você consegue definir como a embalagem faz a diferença para o seu negócio?

O primeiro contato entre o consumidor e a marca é feito pela embalagem, correto? Dessa forma, é fundamental que esse encontro seja positivo, uma vez que esse momento pode ser o marco para a fidelização do cliente ao produto. Então, é necessário que a embalagem garanta a qualidade do produto e chame a atenção de alguma forma!

Uma embalagem de qualidade proporciona confiabilidade, previne danos e possíveis perdas, garante lucros para a empresa e proporciona informações importantíssimas aos clientes. Confira as características que precisam estar agregadas à embalagem do seu produto.

Independente do conteúdo da mercadoria, a principal função das embalagens é a proteção do produto. Para artigos alimentícios é essencial que ela seja resistente contra animais, insetos, microrganismos ou outros possíveis agentes externos. Já para eletrônicos, por exemplo, a principal preocupação é garantir a segurança e estabilidade do artigo, uma vez que eles são mais suscetíveis a sofrerem avarias. Assim, a proteção deve ser sempre o foco da empresa para com o seu produto. Uma vez que nenhum consumidor terá confiança em comprar pela segunda vez um produto que apresentou problemas em sua embalagem. Então, além de proteger o que está dentro, a embalagem também é responsável por carregar o nome da marca – e quaisquer falhas podem afetar diretamente o lucro do empreendimento.

Além da proteção interna, uma boa recomendação é investir em um bom armazenamento do produto. Isso porque, durante a logística, podem ocorrer danos – principalmente se o produto estiver exposto de alguma forma. Caso as embalagens estejam danificadas, é muito provável que o produto não chegue nem às prateleiras do comércio. Portanto, busque formas de facilitar a estocagem do produto para que a distribuição seja realizada da melhor forma possível!

É necessário deixar muito bem exposto o conteúdo que está em sua embalagem. Dessa forma, confira quais são os elementos obrigatórios que necessitam estar listados no receptáculo:

  • Identificação da mercadoria com o respectivo nome e marca;
  • Origem de fabricação (país – fabricante/produtor/importador/distribuidor;
  • Número do lote;
  • Prazo de validade, em caso de produto perecível;
  • Instruções sobre a conservação do produto;
  • Unidade quantitativa do conteúdo: unidade de massa (quilo) ou volume (litro);
  • CNPJ do comerciante;
  • Endereço do mercador;
  • Orientações por meio de símbolos sobre manuseio, armazenagem e transporte;
  • Identificação de materiais e de descarte seletivo através de símbolos;
  • Instruções sobre como realizar o uso do produto;
  • Para produtos eletroeletrônicos, a rotulagem precisa informar os tipos de entradas e saídas, além da amperagem do produto.
  • Informação de contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor);

Para produtos alimentícios e bebidas, é necessário informar também:

  • Listagem de ingredientes. É necessário iniciar pelo ingrediente em maior quantidade e seguir ordem decrescente;
  • Orientação sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário.
  • Informativo sobre o valor calórico, nutrientes e componentes;
  • Informação sobre os níveis de açúcar do produto, caso tenha;
  • Relação dos Aditivos Alimentares na Lista de ingredientes;
  • Índice de Quantidade e/ou Tipo de Gordura;
  • Informação Nutricional Complementar;
  • Registro emitido pelo Ministério da Agricultura;

Além desse tipo de comunicação prevista em lei, recomenda-se que as embalagens tenham uma maneira própria de “conversar” com o cliente. A logo, letras, cores devem estar relacionadas não só à embalagem, mas também à qualidade da mercadoria. No marketing, o conjunto desses elementos formam a famosa identidade visual.

Por essa razão, é essencial investir em um design inovador para o seu projeto – não é necessário reinventar a roda, mas busque atribuir novas características a sua embalagem em relação aos concorrentes. Acredite, diversos compradores optam por um produto mais custoso pelo diferencial da embalagem – seja no design ou nas possíveis utilidades e funcionalidades do pós-uso, como por exemplo uma embalagem que pode servir como um copo ou uma vasilha.

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